quinta-feira, setembro 02, 2010

Atividade 2 - Revisão de Literatura: Busca e encaminhamento de texto acadêmico

Selecionei o artigo pois fala do trabalho por Projetos e tem muito a ver com o que pretendo desenvolver em meu TCC:
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
Maria Dirlene da Silva CattaiI,1; Miriam Godoy PenteadoII
IMestre em Educação Matemática. Coordenadora EAD, Licenciatura em Matemática, Instituto de Ensino Rio Claro. Rio Claro, SP. dirlenecattai@gmail.com
IIDoutora em Educação. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências - IGCE, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Rio Claro, SP. mirgps@rc.unesp.br
RESUMO
O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.
Palavras-chave: Trabalho com projetos. Formação de professores de matemática. Trabalho docente. Educação matemática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário