quinta-feira, setembro 16, 2010

Características fundamentais do Trabalho com Projetos

O projeto também pode ser definido como uma proposta de intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um sentido novo, e que as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problema. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas, possibilitando aos alunos que, ao decidirem, opinem, debatam, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais. Nesse sentido, Maria Elizabeth de Almeida faz a seguinte definição:
Projeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada (ALMEIDA, 2001, p. 03).
O projeto é um processo educativo que parte de um problema, que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto de pontos de vista. A aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado. Sempre predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores e, juntos, vão estabelecendo conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.
No decorrer do projeto, trabalha-se com diferentes tipos de informação, levando alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado. Assim, alunos e professores acabam agindo com flexibilidade, acolhendo a diversidade e a compreendendo sua realidade pessoal e cultural.
O trabalho por projetos também proporciona a oportunidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, já que exige um ensino globalizado, todas as disciplinas se voltam para a resolução dos problemas que surgem durante o desenvolvimento do projeto.
Através de projetos os conhecimentos se tornam mais amplos e pode-se contextualizar a situação de aprendizagem oferecendo a possibilidade da interdisciplinaridade, o que é de suma importância dentro do trabalho escolar.
O uso da tecnologia nos permite acompanhar o desenvolvimento dos projetos de forma mais dinâmica, atendendo as possíveis dificuldades, corrigindo possíveis erros, descobrindo novos caminhos e implementando a prática pedagógica, assim as informações tornam-se mais significativas. Os instrumentos da mídia passam a ser aliados importantes para que se possa produzir, desenvolver e intervir no processo da aprendizagem, através deles a representação do conhecimento se torna possível, e com certeza mais ampla e interessante, desenvolvendo potencialidades. Assim, projetos que envolvam interdisciplinaridade e uso da tecnologia tendem a ser mais eficientes para a prática pedagógica.
Há que se tomar cuidado durante a aplicação do projeto para não se perder dos objetivos e para isso é preciso que as metas estabelecidas respondam ao proposto nos objetivos, o que implica na elaboração de uma proposta de projeto, num bom planejamento e principalmente na retomada constante dessa proposta através de relatórios e anotações que podem ir norteando o trabalho do professor. Também é preciso que ao fazer a proposta de projeto não nos esqueçamos de contemplar o currículo previsto, não que devamos seguir uma ordem rígida de conteúdos previamente estabelecidos mas não se pode perder de vista o esperado para a série em que o projeto será desenvolvido.

Referência
ALMEIDA, M.E.B. Educação projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2001.

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