quinta-feira, setembro 02, 2010

Outras referências

Selecionei um texto de José Manuel Moran, que é Especialista em mudanças na educação presencial e a distância e autor do livro: A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

O texto foi publicado nos anais do 12º Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004, páginas 245-253 - jmmoran@usp.br

Clicando no link abaixo, pode-se acessar o texto


Escolhi também um artigo de TANIA MARIA ESPERON PORTO, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), por achar que se aproxima muito do que pretendo discutir no meu TCC. Apesar de não ser exatamente sobre projetos o artigo fala da situação que estamos vivenciando nas escolas.

Abaixo coloquei o resumo do artigo e o link de onde ele pode ser acessado na íntegra.

As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas

Estamos diante de novas maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, nas quais a afetividade, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados. Apesar de a escola ainda privilegiar a “cognição”, os jovens estudantes não se interessam tanto pelos conteúdos e temas de estudos como pelas relações que se estabelecem (ou podem ser estabelecidas) no ambiente escolar, mediadas por tecnologias da comunicação. Neste artigo, pretendo, inicialmente, refletir sobre as relações entre a ação educativa escolar e as tecnologias, para, num segundo momento, mostrar como chegar a um processo de formação docente na escola, com o uso dos meios de comunicação. Referimo-me a um conjunto de procedimentos e meios tecnológicos que põem em discussão questões individuais, referentes aos interesses e subjetividades dos sujeitos, e questões sociais, referentes aos ambientes socioculturais dos quais os indivíduos participam. A escola e os meios tecnológicos de comunicação assemelham-se porque tratam da realidade e ambos são local de aquisição de saberes; assim, educar com os meios e educar para os meios é imprescindível à educação escolar por possibilitar um ambiente favorável à cotidianidade.


http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário