quinta-feira, setembro 02, 2010

O Trabalho por Projetos

A idéia de projeto é simbólica, intencional e natural do ser humano e de sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, é a busca a uma nova situação para satisfazer seus sonhos, seus ideais ou mesmo para responder às suas indagações no sentido de melhor compreendê-las. Desenvolver projetos envolve antever ações necessárias para transformar uma problemática em uma situação desejada. [....] Entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas [...] (MACHADO, 2000).

O projeto também pode ser definido como uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problema. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas, possibilitando aos alunos que ao decidirem, opinarem e debaterem construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais. Nesse sentido, Maria Elizabeth de Almeida faz a seguinte definição:

Projeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada (ALMEIDA, 2001, p. 03).

O projeto é um processo educativo que parte de um problema, que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto de pontos de vista. A aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado. Sempre predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores, e juntos vão estabelecendo conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.

No decorrer do projeto se trabalha com diferentes tipos de informação, levando alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado. Assim alunos e professores acabam agindo com flexibilidade, acolhendo a diversidade e a compreendendo sua realidade pessoal e cultural.

O trabalho por projetos também proporciona a oportunidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, já que exige um ensino globalizado, onde todas as disciplinas se voltam para a resolução dos problemas que surgem durante o desenvolvimento do projeto.

Através do projeto os conhecimentos se tornam mais amplos e pode-se contextualizar a situação de aprendizagem oferecendo a possibilidade da interdisciplinaridade, o que é de suma importância dentro do trabalho escolar.

O uso da tecnologia nos permite acompanhar o desenvolvimento dos projetos de forma mais dinâmica, atendendo as possíveis dificuldades, corrigindo possíveis erros, descobrindo novos caminhos e implementando a prática pedagógica, assim as informações tornam-se mais significativas. Os instrumentos da mídia passam a ser aliados importantes para que se possa produzir, desenvolver e intervir no processo da aprendizagem, através deles a representação do conhecimento se torna possível, e com certeza mais ampla e interessante, desenvolvendo potencialidades. Assim projetos que envolvam interdisciplinaridade e uso da tecnologia tendem a ser mais eficientes para a prática pedagógica.

Há que se tomar cuidado durante a aplicação do projeto para não se perder dos objetivos e para isso é preciso que as metas estabelecidas respondam ao proposto nos objetivos, o que implica na elaboração de uma proposta de projeto, num bom planejamento e principalmente na retomada constante dessa proposta através de relatórios e anotações que podem ir norteando o trabalho do professor. Também é preciso que ao fazer a proposta de projeto não esqueçamos de contemplar o currículo previsto, não que devamos seguir uma ordem rígida de conteúdos previamente estabelecidos mas não se pode perder de vista o esperado para a série em que o projeto será desenvolvido.

Referências

MACHADO, N.J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000.


ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, [S.l.], n. 22, p. 35-38, 2001. Entrevista concedida a Cláudio Pucci. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto14.pdf Acesso em: 21 abr. 2010.
Abaixo publico um vídeo que mostra um exemplo de trabalho em equipe e cooperação.

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